OMG, I’m So Retrô!
Moda retro, o que está em alta agora! Um estilo usado por muitos e que cada vez mais está caindo no gosto popular. Mas Afinal qual a diferença do vintage e do retrô?
Vintage:
O Vintage no século XVIII passou a significava: “Ano em que foi feito um vinho”. Mas, ao longo dos anos, o vintage passou a ser parte do vocabulário da moda, para melhor definir um look ou acessório de um estilo pertencente à outra época. Mas há requisitos para ser vintage, exemplos deles são:
*Pelo menos 20 anos de antiguidade;
*Ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilista;
*Não haver sofrido nenhuma transformação (releitura) ;
*Representar um instante da moda e estar em perfeito estado.
No oposto, Coleções que revisitaram certas décadas buscaram inspiração em algumas peças e que estejam sendo produzidas para consumo, portanto são releituras, e podem ser classificadas como Retro.
Retrô:
O Retro ou Retrô, significa para trás e confunde-se com o Vintage, afinal tudo tem a ver com o passado. Ainda como exemplo, o Vintage é aquele produto original encontrado em um Brechó, Loja, Bazar ou Antiquário, seja roupa, acessório ou objeto de decoração, antiga.
Mas emblemática e em bom estado!
Ao contrário no quesito tempo, Retro é o lançamento atual de algum produto ou peça, com a inspiração Vintage e completamente repaginado. Ou seja, o Retro é algo incrivelmente novo com a aparência muito antiga e que faz sucesso pela releitura perfeita de uma época, ou de um estilo marcante!
Antigo ou Atual?
Realmente, a moda Vintage e Retro andam lado a lado, mas nunca se confundem.
Cada uma com sua individualidade, e seu jeito de afetar as pessoas, igual a qualquer estilo.
Com a expansão da moda, esses estilos ficam cada vez mais visíveis e conhecidos, assim como o Trash, Contemporâneo e o Moderno! Mas para aqueles que pensam que o retro é só para elas se enganam, homens de todas as partes do globo estão aderindo à esses Look’s, e se reinventando a cada dia.